Risco é o efeito da incerteza nos objetivos. Por exemplo:

Objetivo: Quero concluir meu de mestrado em marketing em dezembro de 2020

Tudo que possa afetar esse objetivo é um risco.

Os riscos têm sempre consequências negativas? Não.

Positivo ou negativo irá depender do contexto de seu projeto ou de seu negócio

Exemplo: Vamos supor que uma empresa encomenda 01 tonelada de alimentos para serem entregues daqui a 60 dias. E o fornecedor, para “agradar” resolve surpreender o cliente e antecipar a entrega em 30 dias. Neste caso este “agrado” pode ter consequências negativas porque o cliente as vezes só iria contratar espaço para armazenamento e vigilância daqui a 60 dias. Se ele recebe antes da data a consequência pode ser negativa.

Portanto antes de agir, procure identificar os riscos e as consequências para seu negócio específico.

Por mais complexos que sejam os riscos, na essência, eles possuem apenas duas dimensões:

Probabilidade e Impacto.

O vídeo abaixo mostra a importância não apenas de estimar a probabilidade , mas também de interpretá-la corretamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *