A definição de metas são fundamentais para que possamos saber de nosso projeto ou empreendimento irá alcançar os objetivos desejados.
A teoria da fixação de objetivos refere-se à prática de estabelecimento de metas como fator motivacional para um trabalho mais eficaz e eficiente.
A teoria da fixação de objetivos, proposta por Edwin Locke e Gary Latham (1981), parte do princípio de que as metas devem possuir características que podem provocar um maior nível de motivação, uma vez que a falta de motivação, muitas vezes, deixa o indivíduo sem direcionamento. Sendo assim, é necessário que as metas sejam sistematicamente identificadas e definidas, para direcionar o comportamento do indivíduo e manter o nível de motivação elevado. No entanto objetivos fixados devem representar um desafio, porém devem ser realista. Metas difíceis exigem maior desempenho, contudo metas impossíveis podem desestimular e estressar o indivíduo.
Todas as características dessa teoria se reúnem no acrônimo SMART, sendo assim os objetivos devem ser:
Specifics – Específicos
Measurable – Mensuráveis
Agreed – Alcançáveis
Realistic – Realistas
Timed – Com prazos
O primeiro uso conhecido do termo ocorre na edição de novembro de 1981 da Management Review de George T. Doran. A principal vantagem dos objetivos SMART é que eles são mais fáceis de entender e saber quando foram concluídos. Critérios SMART são comumente associados com os conceitos de Administração por objetivos, de Peter Drucker .
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_fixa%C3%A7%C3%A3o_de_objetivos