1. Seja especialista em uma área

Muitas pessoas tentam conhecer de tudo, entrar em diferentes negócios atirar para todo lado e acabam frustradas. Descubra aquilo que você gosta e é bom  e foque toda sua energia nisso.

Isso não quer dizer que você não possa desenvolver diversas competências, mas haverá uma que será responsável por 80% do seu sucesso.

Pessoas como Pelé, Maradona, Frank Sinatra, só para ficar entre famosos, eram muito bons no que faziam. Mesmo tendo carreiras paralelas e até com desempenho excepcional como o caso do Frank Sinatra (cantor e ator) eles sempre serão mais lembrados pelo que faziam de melhor.

Isso vale também para empreendimentos.  Por exemplo, toda empresa precisa ter um posicionamento claro em relação ao mercado.

Segundo Michael Porter,

Existem três estratégias genéricas para isso. Uma empresa pode ser bem sucedida em qualquer uma delas. Por exemplo:

a) Estratégia de Diferenciação .

Empresas que se destacam no mercado por serem referência de inovação, qualidade, etc. Exemplo: Apple, Sony, Disney

b) Estratégia de Custo.

Empresas que se destacam por passar um posicionamento de custos mais baixos.  Exemplo: Wall Mart, Habibs, Renner

c) Estratégia de Foco.

De repente sua empresa não tem a melhor qualidade global, nem o melhor custo, mas, ela é a que melhor conhece das necessidades e desejo de determinada região ou nicho. Exemplos: Guaraná Jesus, Ferrari, Harley-Davidson

É necessário muito cuidado para não confundir os consumidores.

Você acha que a Sony ou a Apple teriam sucesso, vendendo produtos de baixo preço como palitos de fósforos?

Ou que um mercadinho local  teria sucesso vendendo produtos de alta tecnologia com uma marca própria de smartphones?

Não quero dizer que elas não tenham capacidade, mas misturar estratégias pode confundir o consumidor.

Trazendo isso para sua vida profissional:

Descubra o que você gosta de fazer

Veja se há mercado para isso

Adote uma estratégia de posicionamento e seja fiel a ela

2. Conheça o essencial das demais áreas

Somente o conhecimento especializado em sua área de atuação não basta.Voltando ao exemplo dos famosos:

Quantas pessoas de talento você conhece, que eram excepcionais em suas respectivas áreas, mas que não foi suficiente para serem bem sucedidas de forma plena na sua vida?

Por que isso Acontece?

Vivemos hoje no chamado mundo VUCA 

VUCA é um acrônimo para descrever quatro características marcantes do momento em que estamos vivendo: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Apesar de o termo ter sido incorporado mais recentemente ao vocabulário corporativo, ele surgiu na década de 90 no ambiente militar.

Volatilidade: o volume das mudanças e a agilidade com a qual elas têm ocorrido tornam muito difícil prever cenários como era feito tempos atrás.

Incerteza: apesar da grande disponibilidade de informações atualmente, elas não necessariamente são úteis para compreender o futuro.

Complexidade: Não é possível prever os resultados de ações isoladas, pois elas fazem parte de um sistema complexo.

Ambiguidade: existem muitas formas de interpretar e analisar os contextos complexos.

Ou seja, independente do seu talento, da sua área de atuação, você precisará de outros conhecimentos ainda que elementares, mas que serão essenciais para que você possa tomar melhores decisões.

Algumas áreas que você deve conhecer pelo menos a essência:

Gestão de projetos. Pois, contar uma empresa, criar um produto, fazer uma viagem, casar-se, sudo pode ser conduzido como um projeto

Gestão de riscos. Todas decisões envolve riscos. Conhecer os fundamentos de gerenciamento de riscos é importante para todos.

Gestão de pessoas .Em qualquer área de atução você terá que lidar com pessoas sejam elas usuários, consumidores, empregados, fornecedores ou outras partes interessadas.

Gestão de aquisições  Em qualquer área de atuação você precisara de adquirir bens ou serviços, seja na iniciativa pública ou privada.

Entre outras (Marketing, Liderança, Negociação, etc)

Por que preciso precisa disso?

Por que, por que todas as coisas estão conectadas.

Mas eu não posso contratar pessoas com esses conhecimentos?

Sim.

Porém, pesquisas mostram que mais de 60% dos projetos fracassam por falhas em sua condução, mesmo com especialistas alocados.

Por tanto, mesmo se for contratar profissionais para conduzir seu empreendimento,  você precisa  ter alguns conhecimentos essenciais tanto para poder conversar com esses profissionais quando para poder avaliar o trabalho deles e tomar as melhores decisões.

Lembre-se, o principal interessado pelo sucesso dos seus sonhos é você.

O principal interessado pelo sucesso de seus empreendimentos é você.

Portanto, além de ser especialista em sua área, busque conhecimentos generalistas de outras áreas.

3 Aprender sempre

Como vivemos em um mundo Volátil, o conhecimento se deteriora muito rápido.

Mais de 90% das tecnologias que aprendi no meu curso de ciência da computação na década de 1990 não existe mais.  Tudo que sei hoje foi o que aprendi diariamente de lá para cá para não ficar desatualizado.

Empresas como a KODAK, Blockbuster entre outras não foram capazes de aprender com mercado e faliram.

E saiba que em inventou a câmera digital foram funcionários da própria KODAK que enxergou a inovação como ameaça uma vez que seu maior lucro vinha de revelação de filmes.

Da mesma forma a Blockbuster poderia ser dona na NETFLIX mas não quis fechar o negócio por não acreditar na solução de vídeos por streaming….

Portanto, para lidar com a volatilidade precisamos aprender sempre dica número 3.

Para lidar com a Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, precisamos ser, ao mesmo tempo especialistas (dica número 1 e generalistas (dica número 2)

Em resumo:

“Seja especialista em sua área, generalista nas demais e aprenda sempre!”

Rogério Aparecido – BEW LEARLING LTDA ®

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